foto: Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Vitória e Vila Velha, ES, a capital capixaba e sua irmã mais velha.

                        Vitória é uma das três ilhas-capitais do Brasil, as outras duas são Florianópolis e São Luis, e fica grudada com Vila Velha que é o mais antigo município do estado do Espírito Santo. Na verdade tudo parece uma cidade só, mas em termos geográficos eu pousei em Vitória, mas fiquei hospedado em Vila Velha, no hotel Transamérica Pasárgada.

                        Cheguei no hotel a noite, por volta das 23:00, dormi e acordei cedo, teria a manhã livre para dar uma olhada ao redor, tomei o café da manhã e fui dar uma volta na praia. Uma coisa que me impressionou foi a limpeza da praia por se tratar de uma praia urbana, andei um bom pedaço do litoral de Vila Velha, não vi um lixo sequer na areia ou trazido pela maré, o que vi foram lixeiras cheias de lixo a cada 50 metros de praia. Parabéns à prefeitura de Vila Velha pela iniciativa, e ao povo capixaba pela educação, é muito simples não é?  




                        Andando pela praia conversei com uma senhora que me vendeu uma água de coco e me indicou visitar o Convento da Penha. Fundado em 1558 pelo frei Pedro Palácios, fica no alto de um morro e construído em cima de uma rocha a 154 metros de altura. A boa notícia é que a ladeira é opcional, você pode subir a pé, muitas pessoas fazem isso como pagamento de promessas ou penitência, ou se você achar que não tem tantos pecados assim, há um estrada por onde o táxi pode te deixar lá em cima que é uma boa pedida.




                        A vista da cidade é deslumbrante, tanto da ilha de Vitória como de Vila Velha, e o interior do convento é uma viagem no tempo. Eu indico, se for à capital capixaba ou a sua irmã mais velha, Vila Velha, não deixe de fazer esse passeio.










                        Há um outro programa interessante em Vitória que infelizmente, devido ao curto período da minha estadia por lá, eu não pude fazer, a fábrica da Garoto fica em Vila Velha, e é aberta a visitação, e para um viciado em chocolate assumido como eu é imperdível, diz a lenda que durante a visitação você pode comer todo o chocolate que for capaz de digerir!



                        Para finalizar a postagem, o momento gastronômico da semana, meu room service antes de seguir viagem, mignon ao molho madeira com arroz piamontese. A degustação de um prato começa pela sua aparência e nesse caso o sabor estava diretamente proporcional a imagem.




Turisticamente Correto

2 comentários:

  1. Ae, Júlio! Você esteve no "meu" território, hehe. O Convento da Penha é um dos símbolos culturais do ES, na verdade, foi criado pelo frei Palácios (sem o 'B') e Vila Velha é a cidade mais antiga uma vez que, geograficamente, oferecia melhores condições de proteção à baía de Vitória dos possíveis ataques estrangeiros nos tempos de capitania. Não sei se você notou, mas próximo ao Convento há uma formação rochosa, ainda em Vila Velha, é o chamado Morro do Moreno (onde tem torres de televisão instaladas), excelente para a prática do voo livre. Se puder, visite a Garoto na próxima ocasião, a "lenda" procede!

    ResponderExcluir
  2. Então Douglas, adorei o ES, valeu pela dica, eu lembro do morro do moreno sim, não sabia que dava pra subir lá mas quem sabe numa próxima ida. Já estou corrigindo o nome do frei.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir