foto: Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

terça-feira, 5 de abril de 2011

Voltei! São Luis, Rio de Janeiro e Brasília. Retrospectiva da semana.


Peço desculpas aos visitantes da semana pela ausência de atualizações no blog, a correria na semana foi grande e realmente não sobrou tempo para escrever, este é o meu primeiro dia de folga desde o último post.

              Minha escala esta semana foi pesada, trabalhei todos os dias durante o dia todo, e meus períodos de repouso foram curtos, e como depois de um longo dia de trabalho uma noite de sono é obrigatória, não deu tempo para ver muita coisa. Estive em vários lugares nos últimos seis dias, em alguns descansei, outros passei uma ou duas horas no aeroporto tomando um café e aguardando o próximo voo, e em vários outros só deu pra abrir a porta do avião, dar uma respirada do oxigênio local e receber o embarque para seguir viagem.

               Nos últimos 6 dias, eu dormi em São Paulo, São Luis, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Curitiba, rigorosamente nessa ordem, no meio disso fiz escalas e conexões em Teresina, Belém, Cuiabá, Recife e João Pessoa.

              
               Comecei a semana saindo de São Paulo com destino a São Luis, cheguei já era tarde, quase meia noite, mandei a camisa para a lavanderia do hotel e cama. No dia seguinte sairia de São Luis logo depois do almoço, então teria a manhã para dar uma volta. O hotel “Expresso XXI” é um hotel confortável para quem está em São Luis a trabalho, o que é o meu caso, mas se você tem pouco tempo de folga e quer aproveitar para fazer um turismo relâmpago não é uma boa opção, o hotel fica em frente a “Lagoa da Jansen”, mas longe da praia e longe da parte histórica da cidade. A lagoa é muito bonita vista do alto, ao nível do mar, as arvores e a vegetação que cercam a água impedem totalmente a visão, pelo menos no lado da lagoa em que eu estive, se você quiser conhecer o outro lado usando o meio de transporte mais antigo utilizado pelo homem, a caminhada, o trajeto é longo, a lagoa é grande, mas tem uma pista de cooper contornando toda a lagoa.



                Tinha uma coisa que eu queria fazer em São Luis, e fiz, fui em busca do tal do guaraná Jesus, o refrigerante que é praticamente uma atração turística do Maranhão, pois em nenhum outro lugar do mundo é possível provar a iguaria, produzido pela Coca Cola, é comercializado somente no estado do maranhão e em nada se parece com o guaraná convencional consumido pelo restante do planeta. Um gosto doce, uma mistura de canela com alguma coisa, que me lembrou os xaropes infantis que tinham um gosto “agradável” às crianças e que eram dosados na própria tampa do xarope (isso ainda existe? ou eu estou ficando velho?). Não sei se eu consegui definir o gosto, mas a latinha não mente, é a base de guaraná!




                  No Rio de Janeiro, fiquei muito pouco tempo, cheguei a noite para sair no outro dia de manhã, mas o Rio é o Rio, não tem nada igual, depois do café da manhã fui até o terraço do hotel e fiquei um pouco admirando a paisagem mais bonita da semana. O Rio é sensacional!





                   Em Brasília foi a mesma coisa que no Rio de Janeiro, chegar, dormir, acordar, café da manhã e sair. Mas entre as fases do chegar e dormir eu jantei, o que acabou sendo o momento gourmet da semana, a lazanha do hotel San Paul valeu o pernoite.



                   Amanhã eu saio para mais uma jornada de seis dias de trabalho, a boa nova é que a escala está menos cheia, tenho alguns períodos de repouso maiores, e acho que vou poder andar um pouco mais por aí do que andei na última semana. Assim espero.


Turisticamente Correto.           

7 comentários:

  1. gosto muito do seu blog, é curioso acompanhar de perto a rotina de um comissario.abs e Boa Viagem

    ResponderExcluir
  2. Olá Júlio,

    obrigada pela indicação...realmente foi ótimo passar tanto tempo na Bahia, pena que fiquei maior parte do tempo em Salvador, já que o Estado tem tantas belezas para desfrutar neh hehe..

    Abraços,
    e muita viagemmm!! ;)

    ResponderExcluir
  3. Nossa foi cansativo mesmo heim...mas tomara q essa semana seja mais calma.
    Ja tinha ouvido falar nessa do guaraná do Maranhao...agora ja conheço a lata...rss
    Bjuss

    ResponderExcluir
  4. Julio!

    Valeu por me seguir lá no twitter (@travelforever) assim pude conhecer seu blog e suas viagens! Parabéns, espero que continue compartilhando conosco suas experiências :)
    Também tenho um blog de viagens www.travelforever.com.br

    Abs,

    Abs,

    ResponderExcluir
  5. Correria mesmo, Júlio. De qualquer forma, obrigado por compartilhar conosco algumas imagens e relatos. Sobre o Guaraná Jesus, é isso mesmo, você foi fiel na descrição. O refrigerante causa tamanho sucesso na comunidade local que a Coca-Cola comprou a empresa. Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Olá Douglas, disso eu não sabia, pensava que o guaraná Jesus tivesse sido criado pela Coca Cola. Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pelos comentários Carol, Meri, Vivi e Marcia, vamos viajando por aí. Abraços.

    ResponderExcluir