foto: Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

terça-feira, 21 de junho de 2011

Brasília, DF, 16 de junho de 2011.





                        Já estive em Brasília antes, na verdade a primeira visita foi na minha adolescência, época de militância do movimento estudantil, mas a experiência agora é melhor, fazer turismo em Brasília é melhor do que fazer passeata, e eu nem lembro porque eu estive lá na primeira vez! Mas eu estive!

                        Estive lá algumas vezes também como tripulante nos últimos meses, há dois hotéis onde nos hospedamos em Brasília, o San Paul em Brasília mesmo, na área hoteleira da cidade e o Confort que na verdade fica em Taguatinga. Os prós e contras são, o San Paul é muito bem localizado, é um bom hotel, bastante confortável mas o Confort é melhor, o problema é que Taguatinga é looonge... mas tem um rodízio de pizza excelente a uma quadra do hotel em Taguatinga. Se bem que no quesito alimentação se a hospedagem no San Paul for dia de semana tem o Raimundo logo ali na pracinha, o melhor churrasquinho com baião de dois do Brasil!

                        Desta vez fiquei no hotel San Paul, e já que lá não tem academia, resolvi fazer uma caminhada do hotel até a Esplanada dos Ministérios, não é muito longe, você vai parando e fotografando, visitando alguns monumentos e tudo é um decida bem suave, depois que você já viu tudo, a volta é muito mais longa que a ida a subida suave é sem interrupções porque você já viu tudo, minha dica, faça o inverso do que eu fiz, vá caminhando sem parar e volte parando pra tirar fotos.

                        A primeira parada foi no Museu Nacional, a construção é muito bonita, mas bonito mesmo é por dentro, de onde não permitem que se tire fotografias, só indo lá e conferindo para saber do que eu estou falando.




                        Logo após o museu tem a Catedral de Brasília, a construção é interessantíssima e o interior é espetacular, e lá pode-se tirar fotografia, só não pode entrar de bermuda, olha a placa:


                       
                        Uma pergunta: não seria melhor colocar a placa no lado de fora da catedral? A caminhada seria meio longa e eu coloquei uma roupa confortável, tênis, bermuda e camiseta, a placa está no lado de dentro, então quando eu li que não podia entrar de bermuda eu já estava dentro! Bom, já que segundo a placa a minha fineza já tinha ido pro espaço, cliquei duas fotos rapidão e saí sem chamar muita atenção. Eu acho.




                        Depois disso, fui andando pelo imenso gramado no meio dos ministérios até o final onde fica o Congresso Nacional.




                        Em frente ao Congresso há um simbolismo meio utópico na minha interpretação, há 28 mastros, com as bandeiras das 27 federações brasileiras e ao centro a bandeira nacional, nem tão ao centro assim já que o número é ímpar, tem 13 de um lado e 14 do outro, a bandeira brasileira um pouco mais elevada e a dos outros estados todas em pé de igualdade... econômica, social, educacional... Aí eu fiquei pensando uma coisa, estão querendo dividir o estado do Pará em três estados, que no meu ponto de vista não resolve nada, os dois novos estados já vão nascer deficitários em 2 bilhões anuais e os ativistas não vão parar de ser assassinados por lá só por que o estado diminuiu de tamanho. Então eu sugiro o seguinte, passa um linha no meio e divide em dois estados somente, aí pelo menos vai resolver o problema da simetria das bandeiras em frente ao Congresso Nacional!



                        Deixando a política de lado, o prédio do Congresso é fotogênico!





                         Para fechar o dia um currasquinho do Raimundo, eu ainda vou fazer um post exclusivo sobre o lugar, e uma cervejinha depois no terraço do hotel, eu já fiquei lá umas 4 vezes e nunca tinha subido no terraço, fui com uma amiga bater um papo antes de dormir.



Turisticamente Correto         

2 comentários:

  1. Duas coisas: fiquei realmente curioso a respeito do churrasquinho do Raimundo e o uso de "fineza" na versão em português da placa, parece lorde inglês.

    ResponderExcluir
  2. Olá boa tarde. Será que você poderia me ajudar vou fazer uma prova no final de novembro em Brasilia este hotel Sant Paul qual seria o valor aproximado dele e o que tem de bom para desfrutar. Você teria o contato dele.

    ResponderExcluir