foto: Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

quarta-feira, 1 de junho de 2011

POA, Foz do Iguaçu, BH e São José do Rio Preto. Mas foi só uma passadinha.

                         Os pernoites foram curtinhos, mas juntando tudo vai dar um post compridão. É que depois de cada jornada de trabalho temos que ter no mínimo 12 horas de descanso, e assim aconteceu esta semana, foram mais ou menos 13 horas por dia em cada lugar, uma horinha a mais do que a regulamentação permite. Juntando os pernoites curtos com o frio dos últimos dias na metade de baixo do país, principalmente em Porto Alegre e Foz do Iguaçu, os pernoites ficam ainda mais curtos, pois as 6 horas de sono que eu preciso normalmente são acrescidas das 2 horas de preguiça de levantar da cama no frio. Vendo por esse lado até que eu consegui tirar umas fotos por aí.

                         Comecei a viagem em Porto Alegre, cheguei na última quinta a noite, dormi, e depois do café da manhã fui até o Mercado Público de Porto Alegre. Eu acho que poucos lugares refletem tão bem a cultura local como os mercadões municipais, em POA o Mercado Público é recheado de cuias, mate de todo o tipo de variedades e carne, muita carne, além de restaurantes no segundo piso onde se pode comer um bom churrasco gaúcho. A cultura local é algo admirável no Rio Grande do Sul, poucos estados brasileiros, talvez nenhum, tem a sua cultura tão preservada como no RS, lá os costumes não são só atrações turísticas pra inglês ver, as pessoas vivem no dia a dia, desde as gurias e os piás que aprendem desde cedo os passos no CTG, até o mate que é consumido às toneladas no estado todo.






                        Na verdade só tem uma coisa que me decepcionou no Mercado Público de Porto Alegre, fui até lá com um propósito especial, eu nunca falei sobre isso aqui, mas eu adoro vinho, entrar numa adega pra escolher um vinho é quase uma terapia, em Curitiba o mercado municipal é o melhor lugar que eu conheço para comprar, tem 3 adegas excelentes, lá só tinha uma com pouquíssima variedade e preços muito altos, acabei não comprando nada. Ficou só na visita mesmo.

                        Depois disso um almoço no hotel pra seguir viagem! O almoço estava muito bom, o filé a parmegiana foi generoso.

                       
                       
                        Sexta eu cheguei em Foz do Iguaçu, apesar do cansaço a primeira impressão foi ótima, fiquei hospedado no Carimã Resort Hotel & Convention, dá para definir o hotel com uma palavra, GIGANTESCO. Dá para se perder nos corredores, e eu me perdi literalmente, não consegui achar a saída para a área da piscina nem o restaurante na hora do café da manhã sem pedir informação. Esse é o problema do hotel, o que sobra de tamanho falta de sinalização. O hotel tem um bom paisagismo mas não camufla a idade, é antigo mas bem conservado. A área da recepção é assustadoramente grande e mais adiante corredores gigantescos que fazem você se sentir protagonista do best seller “O Iluminado” de Stephan King. Só falta uma nevasca em Foz para o cenário ficar perfeito. Um amigo meu, inclusive dono de um dos blogs que eu indico aqui, o idéias verdes, que é de Foz do Iguaçu, me disse que o Carimã já foi o maior hotel da América Latina, não sei se ainda é, mas dos que eu já ví com certeza este continua com o título.




                        O pernoite foi o mais curto da semana, chegamos no hotel 00h30 para sair de lá as 12h55, e algumas pessoas da minha tripulação fecharam com uma van para fazer umas compras no Paraguai, eu resolvi ficar pelo hotel mesmo e ver o que tinha de bom por lá.

                        A coisa não acaba mais, você caminha, caminha e caminha mas não chega ao fim do lugar, o hotel tem uma ótima piscina, no verão deve fazer sucesso, com o frio que estava fazendo no último sábado em Foz era só pra olhar da sacada do quarto mesmo. Tem um bosque, lagoa, campo de futebol, quadra de tênis, um mini zoológico, muitas jaulas vazias. E uma jaula de macacos que eu não encontrei, mas o funcionário do hotel que cruzou comigo disse que tinha, me apontou a direção e eu não achei nada, devia ser um pouco mais adiante.













                        Eu tive a impressão de que antes de ser o hotel tudo aquilo era uma fazenda, você se afasta da construção principal e encontra alguns casarões abandonados. Eu adorei o lugar, espero voltar lá com um pouco mais de tempo em breve.



                        Seguindo viagem, a parada de sábado a noite foi em Belo Horizonte, dormi até mais tarde, já que fui dormir tarde, ficamos num buffet do hotel mesmo que rola até o comecinho da madrugada comendo pão de queijo, caldo de feijão, essas coisas de Minas. Depois do café fui até o Mercado Central de BH, diferente do de Porto Alegre que cheira a mate e carne fresca, lá em minas a coisa tem cheiro de queijo, doce de leite, cachaça e madeira de alambique. Fiz umas compras, alguns artigos mineiros e um vinho Espanhol da região de Rioja. Esse eu não conheço, mas um dos meus vinhos favoritos, o Don Roman, é produzido na mesma região da Espanha e a partir da mesma uva, tempranillo. Se for bom eu incluo na minha lista dos top 10.



                        No domingo a noite fui pra São José do Rio Preto, não tenho muito o que falar, fomos no Barranco, acho que era esse o nome do lugar, visualmente o lugar é simples, mas tem o melhor sanduba da cidade, segundo a indicação do funcionário do hotel. Realmente foi sensacional. Ficamos até umas horas da madrugada por lá, e no dia seguinte não saí do quarto, dormi a manhã toda. As vezes o melhor programa para se fazer é o mais simples, não fazer nada.



Turisticamente Correto  

4 comentários:

  1. E a bagunça na mala...roupas quentes, roupas frescas...rss
    Mais facil p vcs qdo é tudo verao..rss
    Bjo...e nada de sair um vôo pra cá...de preferencia com aquela folguinha básica.
    Bjuss

    ResponderExcluir
  2. Ihhh prima, você não vai acreditar, peguei a minha escala ontem, saiu um bate e volta pra mim em Rio Branco no dia 17/06, Brasília/Rio Branco/Brasília, fico uma horinha só no chão e já volto pra Brasília! Não foi dessa vez!

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Ahhhhhhhhhhhhhhhhh nao acredito. Ainda mais numa sexta, ia ser tao bom se vc ficasse...rs.
    E será q nao é sempre assim? pc do horario de vcs pra cá? tomara q nao.
    Uma hora da certo...rs
    Bjoo

    ResponderExcluir
  4. Pois é Meri, sempre assim não é não, eu sei que tem pernoite aí, mas eu fui ganhar justo o voo que é bate volta! Fazer o que, um dia sai o pernoite rs rs.

    ResponderExcluir