foto: Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

terça-feira, 24 de maio de 2011

Cuiabá com Chapada dos Guimarães



                         Na verdade de Cuiabá não tenho muito o que falar, já que só dormi duas noites no hotel e o dia foi todo na chapada, mas do hotel vale alguns comentários, e para não dizer que não dei nenhuma volta pela cidade, fizemos o check in no hotel e fomos tomar um chopp e comer alguma coisa ao lado do hotel, não sei como é o resto da cidade mas a localização do hotel é ótima, fica no centro cívico da cidade e pelo menos no sábado a noite ferve de gente por ali, há alguns bares e muitas mesas espalhadas pela rua servidas por ... bom não sei exatamente como chamar isso, lanchonetes ambulantes, vans que normalmente ficam na frente das baladas para amenizar a fome dos sedentos por um x-salada depois da boemia.

                        É complicado avaliar um hotel sem restringir a uma categoria, eu particularmente não gosto da mundialmente adotada classificação por estrelas, ela pode te colocar em uma furada por seguir critérios subjetivos na minha opinião, não sei exatamente como a Embratur e a ABIH fazem a classificação mas os viajantes mais frequentes vão concordar comigo de que por exemplo, os ***** de Porto Seguro não superam os **** de Natal, tudo é uma questão de contextualizar, já que a rede hoteleira é mais estruturada em alguns lugares do que em outros. Eu simplifico as coisas, classifico de acordo com a proposta do hotel, hotéis para executivos e hotéis para turistas, fica mais fácil né! O Paiaguás Palace Hotel é um típico hotel para quem vai a Cuiabá a trabalho, a publicidade do hotel tem bastante enfoque nas amplas salas de reunião e estrutura para eventos. Bom estado de conservação, tudo no quarto tem cara de novo, e oferece alguns diferenciais que proporcionam bastante conforto, pacote de TV a cabo com grande variedade de canais, a internet é rápida e funciona bem nos apartamentos, há uma piscina de tamanho razoável para um hotel com esse tipo de proposta, o café da manhã é excelente, eu dou o destaque para as empadinhas e para o pão de queijo recém saídos do forno, e o grande diferencial, eu ainda não tinha visto, tem ao lado da piscina uma churrasqueira disponível para a utilização dos hóspedes, fiquei sabendo que as tripulações se reúnem e fazem um churrasco por lá de vez em quando. O atendimento é bom.

                        Depois de um happy hour que foi até as duas da manhã, fomos dormir, pois já tínhamos fechado com uma van para nos levar a Chapada dos Guimarães no dia seguinte. Marcamos a saída para as 10h00 do horário local, uma hora a menos que o de Brasília. A viagem é curta, fica a uma hora de carro de Cuiabá, e lá de baixo quando se está chegando já da para tirar umas fotos da paisagem.




                        Algumas curiosidades sobre o local. A Chapada situa-se sobre uma das mais antigas placas tectônicas do planeta, e é, a borda do Planalto Central Brasileiro, reúne várias eras geológicas em sua paisagem, desde há 500 milhões de anos quando havia uma camada de gelo sobre a região, há 300 milhões de anos quando foi fundo de mar, há 150 milhões, o mar cedeu lugar a um deserto que cobriu toda a região, e há 64 milhões de anos quando uma densa vegetação servia de alimentos aos animais pré-históricos. Há 15 milhões de anos ocorreu a modificação mais marcante na paisagem, com o surgimento da Cordilheira dos Andes, a região onde hoje é a Planície Pantaneira, afundou, criando então a borda da Chapada com uma diferença de altura vertical de mais de 350 metros.


                        Algumas trilhas do parque são muito bem estruturadas, como a que leva ao mirante da Cachoeira Vel da Noiva, outras nem tanto como é o acesso a Cachoeira dos Namorados.








                        Há também um vasto comércio de artesanato local, muita coisa é feita com pedras da região. Ficamos parados boa parte do dia próximo a cachoeira dos namorados, ali tem estrutura com banheiros e restaurante além de duas cachoeiras para se refrescar, a logo em frente ao restaurante é meio cheia de gente e eu não lembro o nome dela, desculpa aí, mas vale a pena andar um pouco até a dos namorados e ter mais privacidade, acho que é por isso que chamam assim.



                        Nosso almoço foi um prato típico da região, galinhada caipira feita em panela de pedra com farofa de banana. O prato custa R$ 85,00 e serve 4 pessoas, o frango realmente está valorizado por aquelas bandas!! Mas tudo bem, a idéia é entrar no clima do local, e experimentar um prato típico é sempre uma boa experiência.



                        No final da tarde fomos ao mirante do parque, e as fotos falam por si.








                        Para finalizar o passeio fomos até a uma praça no centro do município da Chapada dos Guimarães tomar um sorvete, programinha simples mas estava bem gostoso! E olha aí um pequeno exemplo de responsabilidade ambiental.





                        Turisticamente Correto

3 comentários:

  1. Adorei o post...dá p ter uma noçao do lugar, mas com certeza estar la é outra coisa!!
    Invejei seu banho de cachoeira...hahaha.
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Post muito legal!! adorei o lugar e as fotos estão lindas!!

    ResponderExcluir
  3. Chapada dos Guimarães é lindo! Não deixe de visitar um restaurante que eu MEGA indico, o Morro dos Ventos, lá tem um mirante bem legal cravado na pedra, vc se sente nas alturas.

    ResponderExcluir