foto: Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

quinta-feira, 10 de março de 2011

Brasil perde posições no ranking global do turismo, mas onde está o erro?


           

            Em 2009 éramos o 45º, hoje ocupamos a 52ª posição. Ainda assim o relatório elaborado pelo Fórum Econômico Mundial concede ao Brasil o primeiríssimo lugar no que tange a recursos naturais e em 23º em recursos culturais.
           
Na minha humilde opinião de blogueiro da internet, penso que não é difícil entender as razões da discrepância entre as posições. Os ricos recursos naturais, praias com sol o ano todo no nordeste, as vinículas do sul e a maior floresta com a maior diversidade de fauna e flora do planeta não são fortes o bastante para bater de frente com as políticas da nossa administração pública, no que diz respeito a tributos, infra-estrutura e segurança.

O Brasil tem hoje uma moeda forte o que faz do país um destino caro aos viajantes estrangeiros, não que eu ache que a moeda não deva ser forte, mas se juntarmos isso as altas taxas aeroportuárias e impostos sobre bilhetes aéreos, alias impostos sobre tudo o que se possa imaginar, além de falta de infra-estrutura aeroportuária e segurança precária, veremos por que a palavra desistir é uma forte candidata para os estrangeiros que pensam em trazer dinheiro para gastar no Brasil e impulsionar a economia nacional.

Ei amigos de Brasília, dêem uma ajuda aí, avisa a dona Dilma que se abrir mão dos impostos ganha-se mais dinheiro com turismo, aí é só dar uma palavrinha com a Infraero por que o setor da aviação civil vai crescer também além de um montão de novos empregos. Todo mundo sai ganhando.

Certa vez eu li uma frase de alguém que não lembro o nome, mas era mais ou menos assim: “Devemos confiar nos nossos governantes, o problema são alguns maus políticos que acabam com a reputação dos outros 10%”.

Turisticamente Correto   

Nenhum comentário:

Postar um comentário