foto: Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

domingo, 6 de março de 2011

Vida de Tripulante - Boa Vista RR, os momentos que antecederam.

            Apesar de o blog chamar-se Turisticamente Correto, eu não sou turista, sou comissário de vôo, e a dinâmica das minhas viagens é um pouco diferente, eu não viajo, eu trabalho, adoro o que eu faço, me dedico e aproveito pra tirar uma casquinha dos lugares que visito. Afinal eu também não sou de ferro.

Cheguei em Curitiba a algumas horas, estava tripulando um vôo retornando de Boa Vista, Roraima, com destino a São Paulo e escala em Manaus. Me perguntaram qual foi a sensação ao chegar em Boa Vista, lugar que eu nunca havia estado antes, e a resposta foi .... CANSAÇO! Não, Boa Vista não é uma cidade cansativa, pelo contrário, mas as minhas 18 horas que antecederam a viagem foram. Lá tudo valeu a pena, mas resolvi dedicar uma postagem a reconstituir a minha sexta-feira, afinal de contas uma viagem começa no planejamento.              
           
A minha decolagem com destino a Boa Vista, estava prevista para as 23h05 de  sexta-feira no aeroporto de Guarulhos, onde eu deveria me apresentar as 22h05 para me reunir com a tripulação.

As 10h00 eu estava em Curitiba, e por ser véspera de carnaval resolvi não arriscar a pegar um vôo à noite Curitiba / Guarulhos e ficar de fora do avião. Sim! Nós tripulantes viajamos sem pagar passagem, mas desde que tenha um lugarzinho sobrando dentro do avião, o que é extremamente justo, afinal, não sou eu quem paga o salário do passageiro.

Pensei: “vou cedo, pego um vôo para o aeroporto de Congonhas, que é próximo a minha casa em São Paulo, descanso um pouco e a noite vou pra Guarulhos”. Minha casa em São Paulo é uma espécie de república, onde só moram comissários e aeromoças. É uma ótima alternativa pra quem não dorme mais do que 5 ou 6 dias por mês em São Paulo. Acaba sendo divertido.

Cheguei em Congonhas as 13h00, fui resolver uns assuntos pendentes em São Paulo e as 15h00 estava em casa.

A empresa aérea que trabalho oferece um ônibus exclusivo para tripulantes, que faz o traslado entre os aeroportos de São Paulo, e novamente eu pensei: “durmo até as 18h00, me arrumo, pego o ônibus das 19h00 e chego em Guarulhos as 21h00. Em uma sexta-feira, final de tarde e com chuva, duas horas é o tempo que se leva pra se locomover em São Paulo de qualquer lugar para qualquer lugar. Ainda daria tempo de eu jantar em Guarulhos antes de me apresentar para o vôo.

Eram quase 16h00, eu estava quase dormindo, e sabe quando, na vigília, surgem uns pensamentos? “É véspera de carnaval”, esse foi o meu pensamento! O meu sono da tarde já era, teria que pegar o ônibus das 18h00. Afinal sexta-feira, chuvosa, final de tarde e véspera de feriadão são fatores que, combinados, causam no paulista uma atração quase sexual por pegar o carro e sair dar umas voltas.

            Deu certo, depois de 2 horas e 40 minutos de trânsito estava eu em Guarulhos. Tudo ótimo, não dormi durante o dia, iria trabalhar durante a madrugada toda mas o mais importante eu consegui, pude jantar e me apresentar no horário. Tudo está bem quando acaba bem. Descansar, eu descanso em Boa Vista.    

            Cheguei em Boa Vista as 05 da manhã de sábado, horário local, 06h00 horário de Brasília. E segue abaixo a melhor paisagem que eu fotografei do estado de Roraima. Pelo menos pra mim, e naquele momento, era a oitava maravilha do mundo.


Turisticamente Correto

5 comentários:

  1. Já pensou como tudo isso seria se a tua empresa não disponibilizasse um ônibus só para vocês? Duas horas e quarenta num ônibus coletivo, provavelmente lotado, e debaixo de chuva...Teria assunto para uns dez posts ( ou talvez nunca mais quisesse se recordar da experiência)...

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkk. É o inicio das "aventuras do Julio".
    A proposito, bonito quarto...

    ResponderExcluir
  3. São quantas horas de vôo de SP para Boa vista?

    ResponderExcluir
  4. se falar de bvb vai levar porrada

    ResponderExcluir
  5. Oi Júlio, tudo bem? Sou passageira e não moro em SP (não conheço muito bem a cidade).Preciso pegar um ônibus de uma empresa aérea de congonhas para guarulhos na sexta-feira dia 20/04/2012, às 17:30. É sexta-feria, horário de pico, véspera de feriado...e se estiver chovendo muito? Será que tenho chances de chegar a Guarulhos em 3 horas? Você que faz seguidamente este trajeto, considera em torno de 2 a 3 horas o tempo "normal" de viagem? Por favor, aguardo sua resposta pois estou muito ansiosa. Obrigada! Bárbara

    ResponderExcluir