foto: Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

quinta-feira, 10 de março de 2011

Viajamos pra que?




            Viajamos para quebrar a rotina, vivenciar a realidade alheia, nos sentir nativos de um lugar desconhecido. Às vezes, viajar é preciso.

            Há uma maneira interessante de definir o turista. Fazer turismo é viver por um período definido de tempo, além das possibilidades. Não só possibilidades financeiras, se você multiplicar o valor da sua diária de hotel por 30, verá que jamais pagaria o valor como aluguel, mas possibilidades de rotina que não condizem com a vida real. Quando estamos “turistando”, deixamos em casa as preocupações e talvez por isso todo o lugar que visitamos temporariamente parece melhor que o lugar onde vivemos, achamos que a qualidade da vida local é a que estamos experimentando como forasteiros, quando é a qualidade de vida do turista que é sensacional onde quer que esteja.

            Eu confesso, queria ser turista na minha cidade, sempre tive problemas para acordar cedo em dia de trabalho, mas viajando, nunca me importei em levantar as seis da manhã pra fazer aquele passeio a uma praia afastada ou simplesmente pra tomar o café aproveitar melhor o dia. A rotina do turista nem é tão diferente da rotina do habitante local, temos horário para tudo, acordar as 06h00, tomar café as 06h30, pegar o ônibus as 07h00, chegar à praia as 08h30, almoçar as 11:30, pegar o ônibus as 13:00, chegar no hotel as 14:30 e depois correr desesperadamente para conhecer o maior número de lugares possíveis nas horas que restam e fotografar todos os lugares, mesmo que o tempo não tenha sido suficiente para conhecer coisa alguma. E ainda assim a rotina da vida nativa, que é bem menos cronometrada, consegue ser tão mais cansativa.     

 Fotografamos cada momento da viajem com tamanha preocupação que mais parece que a foto é capaz de proporcionar uma sensação melhor que a vivência. Mostramos fotos aos amigos, familiares e curiosos, mas sabemos que lembrar é sempre melhor que ver.

 Não somos turistas, estamos turistas durante o tempo do pacote, seja 7 dias e 8 noites, ou apenas um dia, todo mundo deveria passar pela experiência.

 Viajamos por que não dá pra ser turista em casa.


Turisticamente Correto

2 comentários:

  1. Oi Julio, retribuindo sua visita; viajamos para ler mais páginas do livro do Mundo (Mark Twain).

    Abraços!

    ResponderExcluir