foto: Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

terça-feira, 15 de março de 2011

Princípio da reciprocidade, quem perde é o Brasil.

           Saiu ontem no site da uol uma notícia falando sobre o possível fim da exigência de visto para entrada de brasileiros nos EUA, dizendo que isso poderá ser bom para ambos os países, já que desta forma, os cidadãos americanos teriam passe livre no Brasil também.

            Eu particularmente não acredito que isso venha a se concretizar, mas em todo caso, não concordo com o tal princípio da reciprocidade adotado pelo Brasil, pois quem perde com esse princípio somos nós brasileiros. Vou deixar claro que não sou um defensor das políticas do tio Sam no que diz respeito à diplomacia com outros países, pelo contrário, mas já que o assunto é turismo vou me ater a isso.

            É fato, que o brasileiro nunca se importou em passar pelos trâmites necessários para conseguir a autorização temporária para passar alguns dias na Disney, mesmo com todas as barreiras, pagar pelo visto, agendar entrevista, apresentar comprovante de moradia própria, declaração de IR, foto da sogra, enfim, tudo o que possa ajudar a provar que o candidato não pretende viajar para lá e tirar o emprego de um cidadão mexicano, e ainda depender do bom humor do agente consular, e no caso de tudo dar certo, partir pra segunda fase da gincana, conseguir passar pelos agentes de imigração na chegada, e ainda assim, lá vamos nós brasileiros levar nossas divisas para as bandas de lá.

            Também é fato, que o cidadão americano não tem que passar por tudo isso, basta pagar a taxa na agência de turismo e a agência mesmo solicita ao consulado brasileiro o visto de entrada no Brasil, este que jamais é negado, porém leva lá seus 30 dias para chegar, nesses trinta dias este turista em potencial já mudou de idéia e resolveu injetar seu rico dinheiro na economia da Argentina ou paises do Caribe onde não há exigência de visto e seu dinheiro vale mais do vale aqui em terras tupiniquins. Quantos dólares deixam de entrar na economia brasileira em regiões onde o turismo é a principal e as vezes a única atividade econômica?

            O princípio da reciprocidade é pura e simplesmente uma vingança diplomática, estão nos mandando de volta então vão ter que pedir visto também, mas que reciprocidade é essa, em que o cidadão candidato ao visto nem ao trabalho de ir ao consulado tem que se prestar? Além de prejudicar a economia a nossa reciprocidade é burra, pois nem para recuperar o nosso orgulho serve.  

            Turisticamente Correto    

3 comentários:

  1. Mas se estão pensando em não mais exigir visto dos brasileiros para entrar nos EUA, parece que o princípio da reciprocidade foi válido, né?

    ResponderExcluir
  2. Não acredito que isso seja uma consequência da reciprocidade Cris, é que com o real valorizado o brasileiro está viajando mais para outros paises, e esses milhões de dólares estão indo para outros países onde o processo é menos buracrático e nossa moeda tem alto valor.

    ResponderExcluir
  3. Otimo texto. A reciprocidade e' uma birrinha. O Brasil precisa amadurecer e deixar isso de lado. Usar a razao e a diplomacia para que traga resultados economicos concretos.

    Chega de vinganca, de birrinha. Temos que usar a reciprocidade apenas como ultimo recurso. A negociacao deve vir primeiro.

    ResponderExcluir